MegaContador

Contador de visita

terça-feira, 1 de novembro de 2011


Normas Regulamentadoras atualizadas

MANUAL DE NR-10


Livro Manual NR 10 - Segurança com eletricidade

livro_-_manual_nr-10_-_cap_01_-_seguranca_com_eletricidade

O funcionamento de uma Hidrelétrica


Como funciona uma usina hidrelétrica

Segurança em Instalações Elétricas


Instalações Elétricas

Ao executar uma instalação elétrica, ou durante sua manutenção, procure tomar os seguintes cuidados:

■ Antes de qualquer intervenção, desligue a chave geral (disjuntor ou fusível).

■ Teste sempre o circuito antes de trabalhar com ele, para ter certeza de que não está energizado.
■ Desconecte os plugues durante a manutenção dos equipamentos.
■ Leia sempre as instruções das embalagens dos produtos que serão instalados.
■ Utilize sempre ferramentas com cabo de material isolante (borracha, plástico, madeira etc). Dessa maneira, se a ferramenta que você estiver utilizando encostar acidentalmente em uma parte energizada, será menor o risco de choque elétrico.
■ Não use jóias ou objetos metálicos, tais como relógios, pulseiras e correntes, durante a execução de um trabalho de manutenção ou instalação elétrica.
■ Use sempre sapatos com solado de borracha. Nunca use chinelos ou calçados do gênero – eles aumentam o risco de contato do corpo com a terra e, conseqüentemente, o risco de choques elétricos.
■ Nunca trabalhe com as mãos ou os pés molhados.
■ Utilize capacete de proteção sempre que for executar serviços em obras onde houver andaimes ou escadas. 

Instalação de chuveiros elétricos
■ Chuveiros e torneiras elétricas devem ser aterrados.
■ Instale o fio terra corretamente, de acordo com a orientação do fabricante.
■ Pequenos choques, fios derretidos e cheiro de queimado são sinais de problemas que precisam ser corrigidos imediatamente.
■ Não mude a chave verão-inverno com o chuveiro ligado
■ Nunca diminua o tamanho da resistência para aquecer mais a água. É possível a substituição do chuveiro por outro mais potente, desde que adequado à fiação existente. Não reaproveite resistências queimadas. 


Instalação de antenas
■ Instale a antena de TV longe da rede elétrica. Se a antena tocar nos fios durante a instalação, há risco de choque elétrico.



Troca de lâmpadas
■ Desligue o interruptor e o disjuntor do circuito antes de trocar a lâmpada.
■ Não toque na parte metálica do bocal nem na rosca enquanto estiver fazendo a troca.
■ Segure a lâmpada pelo vidro (bulbo). Não exagere na força ao rosqueá-la.
■ Use escadas adequadas.


Tomadas e equipamentos
■ Coloque protetores nas tomadas.
■ Evite colocar campainhas e luminárias perto da cortina.
■ Não trabalhe com os pés descalços ao trocar fusíveis elétricos.
■ Não passe fios elétricos por baixo de tapetes. Isso pode causar incêndios. 



Instalações elétricas
■ Faça periodicamente um exame completo na instalação elétrica, verificando o estado de conservação e limpeza de todos os componentes. Substitua peças defeituosas ou em más condições e verifique o funcionamento dos circuitos.
■ Utilize sempre materiais de boa qualidade.
■ Acréscimos de carga (instalação de novos equipamentos elétricos) podem causar aquecimento excessivo dos fios condutores e maior consumo de energia, resultando em curtos-circuitos e incêndios. Certifi que-se de que os cabos e todos os componentes do circuito suportem a nova carga.
■ Incêndios em aparelhos elétricos energizados ou em líquidos inflamáveis (óleos, graxas, vernizes, gases) devem ser combatidos com extintores de CO2 (gás carbônico) ou pó químico.
■ Incêndios em materiais de fácil combustão, como madeira, pano, papel, lixo, devem ser combatidos com extintores de água.
■ Em ligações bifásicas, o desequilíbrio de fase pode causar queima de fusíveis, aquecimento de fios ou mau funcionamento dos equipamentos. Corrija o desequilíbrio transferindo alguns aparelhos da fase mais carregada para a menos carregada (ver item 4.2.5.6 da norma NBR5410).
■ As emendas de fios devem ser bem feitas, para evitar que se aqueçam ou se soltem. Depois de emendá los, proteja-os com fita isolante própria para fios.
■ Evite condutores de má qualidade, pois eles prejudicam a passagem da corrente elétrica, superaquecem e provocam o envelhecimento acelerado da isolação.
■ Confira, na placa de identificação do aparelho ou no manual de instrução a tensão e a potência dos eletrodomésticos a serem instalados. Quanto maior a potência do eletrodoméstico, maior o consumo de energia.
■ Fusíveis são dispositivos de proteção contra sobrecarga ou curto-circuito na instalação elétrica. Quando um fusível derreter ou fundir, desligue a chave e troque-o por um novo, de igual amperagem.
■ Não substitua fusíveis por moedas, arames, fios de cobre ou qualquer outro objeto inadequado. Isso elimina o principal dispositivo de segurança contra a queima de equipamentos e lâmpadas.
■ É recomendada a troca de fusíveis por disjuntores termomagnéticos, que são mais seguros e não precisam de substituição em caso de anormalidade no circuito.
■ Não instale interruptor, fusível ou qualquer outro dispositivo no fio neutro.
■ A fuga de corrente é semelhante a um vazamento de água: paga-se por uma energia desperdiçada. Ela pode acontecer por causa de emendas malfeitas, fios desencapados ou devido à isolação desgastada, aparelhos defeituosos e consertos improvisados. Utilize interruptores diferenciais residuais (DR) para evitar este tipo de problema.

IMPORTANTE: Essas dicas servem apenas para conhecimento, pois quando você conhece pode cobrar, lembre-se que todo serviço elétrico comente deve ser feito por profissionais qualificados e com seus EPIs. Com energia elétrica não se brinca.


Fonte: Manual e Catalogo do Eletricista - 2009 / Schneider Electric